170

Hemonúcleo tem estoque crítico de sangue negativo

[Cadastrada em: 04/06/2024, Elaine de Souza - ACI Famesp]


O Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru começou o mês de junho - justamente o mês em que acontece a campanha junho vermelho de conscientização sobre a importância de doar sangue - com estoque crítico de sangues do tipo negativo. O sangue AB negativo, por exemplo, está zerado. "O tipo O negativo é o mais preocupante, pois ele é universal. O ideal seria ter 40 bolsas no estoque e hoje, dia 4 de junho, há apenas 07 bolsas disponíveis deste tipo", conta a assistente social Valéria Coltri. Confira o áudio dela:


O Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru atende de segunda a sexta, das 7h às 13h, e aos sábados, das 7h às 12h, na rua Monsenhor Claro, 8-88 – Bauru-SP. Em Bauru, a unidade fornece bolsas de sangue para o próprio Hospital de Base, a Maternidade Santa Isabel, o Hospital Estadual de Bauru, o HC, o Hospital Manoel de Abreu, o Centrinho-USP, Hospital Lauro de Souza Lima, as UPAS e o Pronto Socorro Municipal. Na região, a unidade atende: Pederneiras, Agudos, Macatuba, Arealva, Pirajuí, Piratininga, Lençóis Paulista, Iacanga e Duartina, totalizando 10 cidades, contando Bauru.

No ato da doação de sangue, o voluntário pode solicitar acesso ao histórico de doações e à carteirinha de doador de forma digital.

Requisitos para doar sangue

- Ter no mínimo 16 anos;

- Ter peso igual ou superior a 50 kg;

- Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;

- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

ESTOQUE IDEAL SANGUE TIPO NEGATIVO / ESTOQUE SANGUE TIPO NEGATIVO - ATUALIZADO EM 04/06/2024
AB-     4                                            00 bolsas

B-        10                                           04                          

A-        25                                           12

O-        40                                          07