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Nutricionista traz dicas de como aproveitar a folia com saúde e hidratação

[Cadastrada em: 17/02/2023, Elaine de Souza - ACI Famesp]



"Durante o Carnaval, se programe para não ficar longos períodos sem se alimentar", adverte nutricionista

A combinação de excesso de suor e de ingestão de bebidas alcoólicas pode ser extremamente danosa ao organismo, com risco de acabar o pique para a folia nos dias de Carnaval. Outro perigo é se distrair com a higiene daquelas comidas de rua e correr o risco de uma intoxicação alimentar. Por isso, é fundamental hidratar o organismo e tomar alguns cuidados básicos.

Segundo o nutricionista Mateus Ferraroni, do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapetininga, unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp, esse é um período em que as pessoas costumam suar mais e ingerir bebida alcoólica, o que aumenta a necessidade de ingestão de água mineral, água de coco e sucos naturais. “É importante que o folião faça uma refeição leve no máximo 30 minutos antes de pular Carnaval e não fique só no consumo de bebidas alcoólicas. É sempre bom intercalar com água, sucos naturais e ou integrais de frutas. Água de coco também é uma ótima opção”, explica.

Atenção às demais dicas do especialista para sua alimentação ao longo dos dias de Carnaval:


Ouça o áudio do especialista, sobre como se alimentar ao longo do Carnaval e cuidados necessários para se divertir com saúde

Nutricionista Mateus Ferraroni, do AME de Itapetininga, unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp: folia com saúde 

> Coma boas fontes de carboidratos, como cereais (arroz, milho, aveia e derivados do trigo como pães, bolachas e afins), tubérculos (batata, mandioca, batata doce, etc) e frutas (banana, maçã, laranja, etc).

> Coma boas fontes de proteínas e de fácil digestão, como carnes brancas (sem peles) grelhadas, assadas ou cozidas, ovos (evitando imersão no óleo) e leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha e soja).

> Coma saladas e legumes, pois ajudam na hidratação e a repor vitaminas e minerais importantes que são eliminados com a transpiração, consumo de álcool e calor.

> Beba bastante água para evitar desidratação (entre 1500 a 3000ml).

> Se programe para não ficar longos períodos sem se alimentar (pelo menos, tome café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar).

> Se comer pela rua, não faça vista grossa para a higiene do local onde for comprar algum alimento. Prefira produtos embalados e não perecíveis.

> Após a folia, faça uma refeição completa com carboidratos, fibras, gorduras (sem excesso) e proteínas magras. Aqui o básico funciona, (arroz, feijão, saladas e legumes e carnes magras ou ovos ou proteínas Vegetais como tofu).

> Mesmo que não acorde disposto a tomar café da manhã, não deixe de fazê-lo. Pão integral, ovos ou queijos magros, frutas e aveia é uma ótima forma de começar o dia e evitar que a acidez estomacal atrapalhe seu feriado.

(Dicas do nutricionista Mateus Ferraroni, do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapetininga, unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp. #FontesFamesp)