Organização Nacional de Acreditação certifica AME Bauru
[Assessoria de Comunica??o Institucional Famesp | Bauru]
Nos últimos anos, o AME também tem investido em sustentabilidade e ações educativas
O Ambulatório Médico de Especialidades Bauru “Dr. Jair Marcelino da Silva Filho”, unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp, receberá oficialmente na próxima quinta-feira, 21, às 10h, em cerimônia para trabalhadores e convidados, a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) nível 2, Acreditado Pleno. Além de avaliar os critérios de segurança, a certificação também exige da organização uma gestão integrada dos processos, promovendo ações de melhorias entre as áreas.
Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, a unidade passou por uma avaliação detalhada, através de uma IAC (Instituição Acreditadora Credenciada) e também uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. Por meses, eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) e gestão integrada entre os processos.
De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. “A acreditação do AME Bauru/Famesp é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.
“Nós estamos muito satisfeitos com o resultado desse processo, que nos motivou desde o início a alcançar a acreditação em excelência, nível 2. Nossos funcionários continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, visando primordialmente a segurança do paciente”, relata Roberta Fiuza Ramos, diretora administrativa do AME Bauru, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que atende 18 municípios da região de Bauru.
“Esse certificado é reflexo de uma trajetória construída com responsabilidade, dedicação e, principalmente, com o trabalho de toda a equipe. Chegar ao ONA 2 significa que conseguimos integrar nossos processos com consistência, segurança, com foco em resultados sustentáveis, permitindo oferecer um atendimento humanizado e de qualidade aos nossos pacientes”, relata Fernanda Rosa, gerente de Enfermagem do AME Bauru.
“Com mais essa conquista, completamos seis certificações de unidades de saúde sob gestão da Famesp. É um feito de toda a equipe da fundação, do administrativo à assistência, em prol de nossa missão maior: o bom atendimento do usuário do SUS”, destaca o médico Antonio Rugolo Junior, Superintendente de Saúde da Famesp.
Sobre o AME Bauru
Inaugurado em 28 de janeiro de 2010, o Ambulatório Médico de Especialidades "Dr. Jair Marcelino da Silva Filho" - AME Bauru foi o 21º equipamento do tipo implantado pela SES-SP no estado. Desde então, a unidade tem se consolidado como referência no atendimento ambulatorial especializado para os 18 municípios da região, que somam uma população de aproximadamente 590 mil pessoas.
Ao longo desses 15 anos, o AME Bauru realizou 1.321.319 consultas, 411.924 exames diagnósticos e 52.504 procedimentos cirúrgicos. Além do atendimento direto à população, a unidade também tem papel fundamental na formação de profissionais da área da saúde. Entre 2016 e 2024, mais de 7.600 alunos passaram pelo AME, incluindo internos de Medicina, residentes de Cirurgia Plástica e estagiários de Enfermagem.
A gestão da unidade, realizada desde o início pela Famesp, destaca o impacto positivo do AME na saúde pública: "Priorizamos a transparência nas decisões e o envolvimento da equipe para criar um ambiente de confiança e respeito", afirma Antonio Rugolo Jr., Superintendente de Saúde da Famesp. Já a gerente da unidade, Fernanda Rosa, reforça a importância do reconhecimento do trabalho diário: "Valorizar cada esforço e progresso motiva e engaja os profissionais".
Nos últimos anos, o AME também tem investido em sustentabilidade, adotando práticas para redução do consumo de descartáveis e implementação de energia limpa. Além disso, desde 2020, a Comissão de Qualidade da unidade vem aprimorando protocolos para segurança do paciente e gestão eficiente dos processos assistenciais.
"Enxergar além do presente e transformar desafios em oportunidades é fundamental. Nossa missão é inspirar as pessoas ao nosso redor para que, juntas, enfrentem os desafios como oportunidades de mudança, moldando um futuro melhor para todos", conclui Roberta Fiuza Ramos, diretora administrativa do AME Bauru.
Integrado por dezoito municípios (Bauru, Iacanga, Arealva, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Piratininga, Cabrália Paulista, Paulistânia, Reginópolis, Pirajuí, Duartina, Balbinos, Borebi, Avaí, Presidente Alves, Lucianópolis e Agudos), o AME Bauru abrange uma população estimada em 593.319 habitantes, oferecendo consultas médicas, não médicas, exames de diagnósticos e procedimentos cirúrgicos.
Pontos destacados pelos avaliadores ONA:
- Programa "Sua falta, faz falta"
- Educação em saúde por meio do Mapa de Conversação: ferramenta lúdica que explica ao paciente como o corpo humano funciona para o entendimento do diabetes.
- Atendimento compartilhado e clínica ampliada com os municípios: integração com as equipes de atenção básica dos municípios vizinhos para capacitar os profissionais de saúde no atendimento de pacientes.
- Utilização de energia sustentável adquirida através do mercado livre.
- Programa de logística reversa de embalagens de medicamentos junto à empresa Cheiro Verde Ambiental (empresa coletora dos resíduos dos serviços de saúde).
- Sistema de reconhecimento facial para segurança do acesso de trabalhadores.
- Uso de "QR code" no crachá para o acesso ao Código de Ética e descrição das metas de segurança do paciente no crachá.
- Sistema de alarme para aviso de temperatura na geladeira da farmácia, quando fora dos parâmetros.
CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DO EVENTO, CLICANDO AQUI.